Timidez

424de463f600a6e29126cbcaeb74ea3e (1)

Imagem:@packedparty

Olá

Hoje vai ter texto desabafo! Minha esperança com esse depoimento, é que as pessoas em minha volta entendam que não é tão simples quando dizem “Só ir lá e encarar”.

         Ser tímido, é lidar diariamente com medo de ser o centro de atenções, de cometer uma gafe ou de gaguejar de nervoso. Tenho pânico de convivências sociais, muitas vezes falo coisas de um modo curto e um pouco atrapalhado, porque o nervosismo não me deixa racionar direito (e minha vontade de fugir é altíssima) e com isso acabo sendo interpretada de forma errada, como a chata ou metida e para evitar esse tipo de situação, criei a mania de “ensaiar” mentalmente quando sei que vou conversar com alguém. Na faculdade, tenho muitas apresentações de seminários que me fazem sofrer por antecedência, ensaio mentalmente 200x tudo, mas na hora H esqueço parte das informações só de estar no centro das atenções. Já deixei de fazer minicursos, rodas de discussões, reuniões e saídas porquê eu sei que minha timidez vai me impedir de participar ativamente. Dificilmente faço novas amizades, meu pânico social cresceu tanto, que eu não sei criar ou manter um diálogo e na maioria das vezes só sorrio. A alguns anos eu tinha vergonha de ligar para serviços de entregas ou de falar com garçons, sempre pedia para alguém fazer por mim.  Eu fujo de situações sociais (festas, reuniões, conversas) e se eu for, eu vou estar acompanhada de alguém que me passe confiança, dificilmente sozinha. Vivo constantemente tensa.

        Eu não sou chata, cricri ou arrogante! Eu tenho é vergonha mesmo, vergonha de não ser aceita, de rirem de mim, de falar bobagem, de não saber o que falar, de ser colocada em uma situação de total desconforto. Hoje em dia lido melhor com situações profissionais, porem como eu citei acima, as sociais ainda são um grande problema para mim, me isolo das pessoas. Um dia vou ter que procurar ajuda profissional, mas enquanto isso me apoio em pessoas que eu amo e que me dão força para ultrapassar isso tudo e mostrar que as vezes, o problema só está na minha cabeça.

       Rayssa, porque você está falando tudo isso, miga? R: Não julgue um tímido, não o force a nada, porque as vezes as situações se tornaram monstros tão grandes em suas vidas, que simplesmente não sabemos agir! Ajude e vá com calma, com tempo essa pessoa abre a guarda para você.

       Para os tímidos que lerem este texto: Colega, se a timidez está te prejudicando muito e te impedindo de viver, procure ajude de um amigo ou profissional! Não tem problema ou vergonha nisso, só não deixe sua vida ser prejudicada por isso. Não se esconda do mundo!

Pareço “A resolvida” no final deste texto né? Quem me dera! Só decidi escrever isso, porque é difícil você ser julgada de modo errôneo, pelo simples fato que você está acanhado.

Bora conversar? Olha só onde você pode me achar:

PinterestTwitter InstagramSteamSkoob – Youtube

até❤

Deixe um comentário

