Degradê e Sombreamento

Olás!

O Sombreamento é uma das técnicas – para mim – mais importantes em um desenho, dá vida a imagem. Sempre que posso, procuro tutoriais de sombreamento no yt ou na internet, só que todos são objetivos demais, é muito x e ponto. Por isso resolvi fazer meu tutorial de sombreamento, igual ao que meu professor de desenho me ensinou.

IMG_20150828_143648~2

Seguinte, para um sombreamento legal, você precisa ter em mente duas coisas: O degradê de cores e a luz. Na internet você sempre ouve falar sobre a luz, que a parte mais escura tem que estar no ponto oposto da onde a luz incide, tá mais e ai? Por isso entender de degradê é importante.

IMG_20150828_143602
Ah! Essa imagem mostra como eu uso cada tipo de lápis 🙂

Degradê é o gradiente de cor, é quando a cor vai do seu tom escuro ao tom mais claro e com todos seus intermediários.

Para fazer um gradiente de cor igual ao do vídeo, você tem que variar a pressão exercida no papel, a parte mais escura tem maior pressão (cuidado para não furar o papel) e a pressão vai diminuindo para clarear o tom da cor usada.

Agora seguindo a linha de outros tutoriais da internet, é só aplicar, use a ideia do degradê e aplique no sombreamento. Acho interessante aprender o degradê, porque você pode usa-lo fora do sombreamento também, como em roupas com muitos detalhes, ou para montar toda uma paisagem. Exemplo: Faça um gradiente de cores de uns 10cm de largura, nele é possível fazer a superfície de um lago ou montanhas.

IMG_20150828_144701

Ao dominar essa técnica, o sombreamento fica muito mais simples, porque você já consegue fazer todos os intermediários de uma vez, sem erros. Muitos tutoriais que assisti, faz a separação do claro e o escuro e esfuma para formar um intermediário e AO MEU VER, é muito mais fácil você já fazer o intermediário de uma vez, fica mais bonito.

Achei interessante compartilhar isso aqui no blog, o que vocês acharam?

Bora conversar? Olha só onde você pode me achar:

PinterestTwitter Instagram BlogLovin – SteamSkoob – Youtube

Até o próximo post! 🙂

4 comentários em “Degradê e Sombreamento

  1. Gostei do post, realmente, vídeos e tutoriais de sombreamento costumam ser muito objetivos. Vou tentar fazer por degrade, vamos ver o que sai. 🙂

    Curtir

  2. Aprendi a técnica de degradê quando era bem novinha, na escola mesmo. Mas nunca tinha sacado esses diferenças que você apontou no post. Fiquei super motivada, sabe? Não tenho técnica como você, quando desenho faço no instinto. Amei o post!

    Curtir

Deixe um comentário

