Vai ter desenho sim

Novo_Documento_1[1]

Oi ! Bem?

Desenhar bem, ter um bom desenho é algo complicado de se definir e eu tive sérios problemas com isso. Gosto de desenhar desde pequena e sempre ouvi da minha família que eu desenhava bem, entrei em um curso de desenho para aperfeiçoar técnicas e queria até entrar para o curso de belas artes! MASSSSSS como a cabeça da gente é um trem maluco, eu abandonei os desenhos por um tempo e eu explico o porquê disso. Existe uma página/grupo no facebook chamada Desenh4ando (aconselho o “curtir” é uma boa fonte de inspirações) que posta desenhos  m a  r a v i l h o s o s  de vários artistas desse mundão a fora (mais focado em br  e também rola uns estrangeiros) e que me desestimulou a desenhar totalmente! A enxurrada de desenhos que recebi na cara ( principalmente os realistas) mudaram totalmente a maneira que eu via os meus desenhos , não era o mesmo nível de “qualidade” , não tinha todos aqueles detalhes ou criatividade e  se alguém postasse algum desenho que eu notava ser semelhante ao meu, a facada era maior,  a diferença de curtidas que recebiam chegava a ser ridícula ( 200 x 20)  e os comentários cruéis (As pessoas podem ser bem maldosas na internet) e foi isso o ultimo estimulo que faltava para largar de vez um dos meus maiores prazeres da vida.

– Como eu fui babaca né?

Fui muito babaca mesmo, não devia nunca ter deixado de desenhar por isso e o que me levou a abrir os olhos e voltar foi o um texto publicado nos comentários dessa mesma página que era mais ou menos assim (vou resumir): Criou-se uma onda de que os únicos desenhos que podem ser considerados bons são aquelas que são fiéis a realidade ou extremamente perfeccionistas, o que é uma grande mentira. Cada artista tem seu traço, cada artista tem sua forma de arte e o mais importante cada artista tem sua expressão na arte e se você consegue entender o que ele quis dizer com o desenho/pintura o desenho dele é bom sim mesmo que nos traços mais simples e nas formas estranhas. Pablo Picasso, Tarsila do Amaral e Van Gogh são exemplo de grandes artistas/desenhistas que tiveram suas artes consideradas obras primas e que não desenhavam tão fiéis a realidade e nem com grande perfeccionismo**. A onda que ele diz realmente está realmente acontecendo e está fazendo com outros o mesmo que fez comigo, achar que seus desenho são ruins porque não está em padrões pré estabelecidos! Todos os desenhos que tiveram milhões de elogios – nossa parece até foto, você é foda, isso que é artista –  são lindos sim mas não é melhor que o do outro que não é tão detalhista assim e por favor não achem que eu quero dizer que os desenhos realistas/perfeccionistas são ~pouca coisa~, são muita coisa sim, merecem reconhecimento sim! O que não pode acontecer foi o que eu fiz e que o monte de gente pode estar fazendo que é achar que um desenho é ruim só porque não é igual aquele lindão que você viu a alguns dias e também não quero dizer que você tem que parar de praticar e estudar novas técnicas, tem sim , porque assim enriquecerá mais seus desenhos só que DA SUA MANEIRA sem querer ser igual ao outro, toda informação nova deve ser adaptada a seus traços e sua expressão artística (mesmo que ela não siga o padrãozão top de balada)

OBSERVAÇÃO MEGA IMPORTANTE: Não estou querendo dizer que eu sou uma mega ultra blaster artista ou que meus desenhos são mega fodas (não são), mas meus desenhos não deixam de ser bons,  eu tenho muito o que melhorar para encontrar todos meus traços e formas de desenhar que combinem comigo.  Só estou cansada dessa estereotipada que tão dando nos desenhos e o tanto de desenhistas bons sendo deixado de lado por causa dessa babaquice, por isso o texto, quero a mensagem atinja eles como me atingiu.

Obs: O desenho lá de cima é meu ❤

**Pessoa que escreveu o texto, não lembro teu nome, se identifique se um dia ver isso! 😀

Até breve, beijos !

Deixe um comentário

